Pesquisa divide jovens em 4 perfis profissionais

Preocupados
Os Preocupados, por sua vez, são assim chamados por sentirem-se preocupados em relação à sua capacidade de encontrar uma posição condizente com suas expectativas, construídas a partir do momento em que ingressaram em uma boa faculdade.

Este receio, de acordo com o levantamento, origina-se, em grande parte, na percepção de que lhes falta o capital cultural e social exigidos pelo mercado, carência esta decorrente de sua origem socioeconômica.

Assim como os engajados, estes profissionais consideram o trabalho e a carreira muito importantes e aceitam as condições do mercado de trabalho, que eles enxergam, porém, como competitivo e exigente.

No que diz respeito às metas, eles querem sair de cargos operacionais e trabalhar com algo que gostam, preferencialmente, em empresas privadas. Contudo, não descartam a carreira pública, sobretudo por conta da pressão familiar.

Céticos e Desapegados
Quanto aos Céticos e Desapegados, estes são os que menos se preocupam com a carreira. Em comum, têm ainda a predileção por trabalharem em cargos públicos, sendo que, no primeiro caso, também há o desejo de trabalhar em organizações não-governamentais.

Quanto às ambições, os Céticos esperam realização, enquanto os Desapegados buscam poder conciliar vida profissional e pessoal.

Os Céticos são assim chamados por serem críticos em relação às condições do mercado de trabalho, que acreditam serem nocivas para os trabalhadores, por conta da competição exagerada. Já os Desapegados não possuem uma percepção elaborada do mercado.

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1884204&path=/suasfinancas/

Resumo: Com o objetivo de entender “O que os jovens buscam no mercado de trabalho?” a pesquisa mapeou um grupo de estudantes de administração de diversas instituições e mostrou que os jovens possuem perfis heterogêneos. Lucia Oliveira, realizadora da pesquisa, definiu que a principal característica dessa geração é conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como conversar no MSN ouvindo múica e trabalhando no computador. Os 4 perfis profissionais definidos foram:

– Engajados

– Preocupados

– Céticos

– Desapegados

Leia mais :

Anúncios

Uma resposta para “Pesquisa divide jovens em 4 perfis profissionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s