Washington Post: CIA pagou US$ 5 milhões a cientista iraniano

O cientista nuclear iraniano Shahram Amiri, que disse ter sido sequestrado por agentes americanos, recebeu mais de 5 milhões de dólares da CIA, a agência de inteligência dos EUA, em troca de informações sobre o programa atômico do Irã, segundo o site do jornal "Washington Post".

De acordo com o jornal, Amiri trabalhou para a CIA durante mais de um ano. O diário acrescenta que o cientista recebeu a soma de dinheiro de um programa secreto que busca convencer a desertar cientistas e outras pessoas com informações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo funcionários dos EUA citados no site do jornal, Amiri não é obrigado a devolver o dinheiro, mas é possível que não possa ter acesso a ele após romper o que definiram como uma "significativa cooperação" com a CIA e retornar subitamente ao Irã.

Amiri, voltou ontem para o Irã e foi recebido como herói, depois de afirmar que tinha sido sequestrado por agentes americanos e que lhe ofereceram 50 milhões de dólares para que permanecesse no país. Os Estados Unidos asseguram que Amiri desertou do Irã por sua própria vontade, mas depois mudou de ideia e pediu para retornar ao país.

Amiri, que estava desaparecido há mais de um ano, se apresentou na segunda-feira na embaixada do Paquistão em Washington , onde pediu ajuda para voltar ao seu país de origem. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que ele foi para o país por vontade própria e estava livre voltar ao Irã.

O Irã trava uma disputa com as potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, sobre seu programa nuclear que, para o Ocidente, tem o objetivo de construir armas atômicas. O país persa insiste que seu objetivo é gerar eletricidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s