Prefeitura de Governador Valadares lança Escola de Tempo Integral.

Novo modelo educacional atenderá 26 mil alunos na rede municipal de ensino

Crianças e adolescentes na escola o dia inteiro estudando, praticando esporte, fazendo arte e se alimentando bem. Esta é a meta da Prefeitura com o programa da Escola em Tempo Integral. O lançamento do programa acontece nesta quinta-feira (11/02), às 19 horas, no Teatro Atiaia (Av. Brasil, 2.920 – centro).

Um total de 50 escolas, divididas na área urbana e rural, estão preparadas para receber os alunos no próximo dia 22 de fevereiro. Para adequar as escolas ao novo modelo, a Prefeitura realizou uma série de obras de reforma e adequação nas unidades para atenderem com o máximo de amplitude os alunos, os quais terão o ensino regular e várias atividades complementares, como: práticas esportivas, culturais e reforço escolar.

A secretária de Educação Sames Assunção Madureira explica que a Educação Integral veio para desenvolver uma proposta educacional de mudanças que ofereça educação transformadora e comprometida com a formação humana, integralmente. “Não é apenas ampliação do tempo do aluno na escola, mas uma proposta que possibilite vivência democrática nas relações das crianças e adolescentes, em todos os tempos e espaços da escola e da comunidade”, disse.

Os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil permanecerão na escola de 7 horas da manhã às 15 horas, um total de 8 horas diárias. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Instituições Conveniadas (Creches) as crianças permanecerão na Instituição de 7 às 17 horas, um total de 10 horas diárias.

Formação dos professores

Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação promoveu debate sobre o tema “Escola em tempo integral”, com todos os profissionais da rede. Mais de duas mil pessoas discutiram o programa, em dois encontros.

Em janeiro foi a vez da reorganização curricular e preparação de toda a rede para receber os alunos. “Os professores efetivos se reuniram durante três dias na Escola Municipal Teotônio Vilela para formação”, comenta a secretária de Educação. A formação dos professores será encerrada nesta quinta-feira (11/02), durante o lançamento do Programa no Teatro Atiaia.

Anúncios

11 Respostas para “Prefeitura de Governador Valadares lança Escola de Tempo Integral.

  1. Quero parabenizar a nossa prefeita Elisa Costa por esse passo tão grande que é a Escola em Tempo Integral. Só pessoas realmente humanas conseguem enxergar a carência do outro, esforçando-se mesmo que a duras penas, para que a sociedade seja realmente igualitária.
    Vejo na ETI, um sonho conquistado, talvez, pessoal e ao mesmo tempo sonhado por muitos. Parabén Elis. Parabéns, Sammes, que com maestria viabiliza a transformação do sonho de tanta gente pequena em realidade de um mundo melho. Um beijo em toda a equipe da SMED
    Rita Reis- Professora do 3º ano do ciclo da infância- E.M. João XXlll

    • Obrigado pela visita, e eu não tenho duvida que a escola de tempo integral é mais um grande passo para a transfomação social que a nossa cidade prescisa.

      • Ola Rafael.

        Infelizmente toda mudança, principalmente mudança de constume gera muitos problemas. Sabemos sim de todos os problemas que estão acontecendo no processo de implantação da escola de tempo integral. E todos eles serão resolvidos. E quando toda essa turbulencia passar vcs veram a maravilha que é o projeto.

  2. esta uma bagunca esta escola, tem criancas em condicoes terriveis , escrevendo no chao, no sol , calor e sem nenhuma seguranca e conforto, e so vir ao santa rita e conferir na escola Helvecio Dahe

    • Amiga Viviane,
      Infelizmente toda mudança de comportamento, requer um pouco de esforço, compreensão e principalmente paciencia para que possamos chegar ao nosso objetivo. Eu também vejo que ainda a grandes problemas na implementação da escola de tempo integral. Estrutural, material, humano, metodologico e principalmente de coompreensão da nossa sociedade. Um exemplo disso podemos considerar o seu caso. No Helvecio Dahe, as reformas previstas para a adaptação da escola não foram concluidas ainda, mas é um esforço necessario principalmente que a prefeita Elisa Costa vai entregar um predio novinho e capaz de suportar toda a demanda do Santa Rita em pouco tempo.
      Agora com a escola de tempo integral engrenada, a mesma vai dar uma grande contribuição para que possamos construir uma valadares de paz, e muito melhor de ser viver.

      Um grande abraço, obrigado pelo seu comentario. Volte sempre.

  3. oi amigos sou do distrto de goiabal aki a escola parece um cadeia onde as crianca passsa o dia todo preza nao tem nada vcs preciza vim e ver o calor para melhora a nova escola do tempo intregal fica perto onde cai a rede de esgoto do destrito imagia o mal cheiro

    • Obrigado Geraldo pela visita ao nosso blog. A sua queixa está registrado e vou ver o que posso fazer para olhar essa cituação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s