Globo X Record: nessa baixaria os dois lados “têm razão”

globo x record

As escaramuças entre a Rede Globo e a TV Record produziram um acontecimento no mínimo inusitado: uma baixaria em que os dois lados, no afã de jogar a sujeira do outro no ventilador, têm rompantes de sinceridade.

Nos veículos das Organizações Globo, seguidos por outros como a Folha de S. Paulo, espocaram manchetes nos últimos dias sobre processos contra o bispo Edir Macedo, dono da Record, sobre a ligação desta com a Igreja Universal e prováveis vinculações do dinheiro dos fiéis com o império de comunicação.

O Jornal Nacional desta quarta-feira emendou de primeira. Nas palavras de Fátima Bernardes, “Edir Macedo deu outro destino ao dinheiro doado à Igreja Universal”, ao que segue a matéria que busca provar, através de imagens da pregação feita em cultos, que a “religião é apenas um pretexto para arrecadação de dinheiro”. De fato, é difícil não considerar a hipótese de haver ligação entre uma coisa e outra e, mais ainda, desconhecer que igrejas podem, eventualmente, fazer o diabo para arrancar dinheiro dos seguidores.

A Record contra-ataca e descasca a Globo
Mas o cúmulo da verdade veio no contragolpe da Record. O jornal desta manhã de quinta [reprise ontem, provavelmente] foi , sem rodeios, na jugular. Falou que a Globo é cria da ditadura militar, regime que apoiou entusiasticamente. “A história não apaga. A Globo nasceu de uma ação ilícita de um governo ditatorial”, diz a reportagem, fazendo referência ao acordo firmado com grupo norte-americano que injetou milhões de dólares no “plim-plim”, mesmo sendo ilegal a participação estrangeira em veículos de comunicação.

Discorreu ainda sobre as interferências da emissora dos Marinho na política nacional, como no escândalo Globo/Proconsult contra a candidatura de Leonel Brizola a governador do Rio de Janeiro, em 1982; a célebre edição do debate entre Collor e Lula nas eleições de 1989, lance decisivo para a vitória collorida;  o boicote à cobertura das Diretas, as imagens do dinheiro do tal dossiê nas eleições de 2006….

Foi tudo, digamos, fantástico, espetacular, irretocável! Nunca houve caso de tamanha transparência, de tal sinceridade.

Racha empresarial
O “dedo no olho” público entre as duas emissoras de maior audiência do país é o retrato da divisão dos empresários da área, fratura que é vista também nas posições relativas à Conferência Nacional de Comunicação convocada pelo governo.

A disputa por maiores fatias do mercado tem provocado tais contradições, pois outras emissoras em expansão não desejam ser eternamente caudatárias da rede Globo. As divisões momentâneas devem ser exploradas habilmente por movimentos que lutam pela democratização dos meios de comunicação.

De imediato, uma coisa salta aos olhos: pelo menos na hora de falar mal, os dois lados acabam desentocando as verdades. Ótimo negócio para o respeitável público.

Anúncios

3 Respostas para “Globo X Record: nessa baixaria os dois lados “têm razão”

  1. Na minha opinião nessa guerra o maior culpado é a Rede Globo que por desespero pela perca de audiência que ela vem sofrendo a cada dia que passa, todas as acusações que a Globo vem fazendo, são as mesmas de muitos anos atrás que foram investigadas a fundo pelo Ministério Público e foram arquivadas por faltas de provas.
    Vou citar uma pessoa e já vou dizendo que não tenho nada contra essa pessoa, só vou citar para mostrar que tudo isso é briga pela audiência. Todos sabem que o Bispo R.R. Soares tem um Canal de Televisão (RIT) tem um canal de TV por assinatura (NOSSATV) e o mesmo tem vários programas em outros canais de televisão inclusive na Band e no seus cultos transmitidos pela TV, você vê ele pedindo o dízimo, pedindo oferta, entregando boleto bancário para os fiéis que queiram colaborar com a obra da Igreja da Graça e agora vem a pergunta: Por que a Globo não fala nada disso? RESPOSTA: O R.R. Soares não interfere na audiência da Rede Globo.
    E agora lembrei também do Pastor Silas Malafaya que também tem programa na televisão e também pede ajuda financeira (oferta) para o seu Ministério e também a Globo não mexe com ele.
    Outra coisa, eu estou entre os mais de 8 milhões de frequentadores membros da Igreja Universal somente no Brasil e não me considero um idiota, um trouxa, um bobo como muitos andam publicando por ai; esse negócio de fazerem “lavagem cerebral” é conversa de quem não sabe e não conhecem o que acontece de verdade nos cultos da Igreja Universal. Pedir Dízimo e Oferta, eles (pastores) pedem mesmo e não esconderam isso de ninguém e Dízimo e Oferta é Bíblico e existe inúmeras passagens Bíblicas que falam sobre o assunto e pra quem conhece a Bíblia sabe que é verdade e ninguém é obrigado a dar nada, eles pedem e você dá se quizer e nunca me obrigaram a dar nada, eu mesmo só passei a ser dizimista depois de mais de 1 ano frequentando a Igreja e não me arrependo nem um pouco de ser dizimista. Outra coisa, será que esses 8 milhões de fiéis da Universal são todos trouxas e idiotas e não sabem o que estão fazendo? Entre os frequentadores da Universal existem muitos Universitários e milhares de Empresários que chegam na igreja com seus carrões importados; alguns Empresários tem empresas com mais de 1000 funcionários e estão frequentando a Igreja, será que fizeram lavagem cerebral neles também, será que eles são trouxas do Edir Macedo ?
    Todas as Igrejas Evangélicas sem excessão pedem o dízimo e pedem oferta inclusive a Igreja Católica e eu mesmo já fui católico e já dei dinheiro para os Padres na hora da missa e se você assistir o canal Católico (Rede Vida) verá que também pedem dízimo, oferta e vendem Santos, crucifixos, medalhas milagrosas e por ai vai; e por que a Igreja Universal tem que ser a “ovelha negra” das igrejas?
    Eu não me importo de saber que o dinheiro que damos na Igreja é usado em prol da Igreja; na igreja que eu frequento o prédio não é da Universal e a Igreja paga aluguel e são mais de 10 mil reais por mês só de aluguel, fora as outras despesas que a Igreja tem como luz, telefone, programas de rádio e etc… Sem falar que os Pastores também tem suas despesas pessoais, precisam comer, pastor não vive de vento, têm famílias pra sustentar e por ai vai (será que os padres vivem de hóstias?)
    A Universal investe na própria igreja sim, mas também investe em diversos trabalhos e entidades sociais( Sociedade Pestalozzi, ABC, Projeto Nordeste) espalhados pelo Brasil afora e também nos países onde existem a igreja Universal que não são poucos, são mais de 140 países.
    Se a pessoa quizer saber é só consultar os Sítes da Universal e o Blog do Bispo Edir Macedo e também no Jornal da Universal (Folha Universal); está tudo as claras e não tem nada escondido.
    Convido a você que vive criticando a Universal, que também veja o outro lado da moeda, não veja só o ATAQUE, veja a DEFESA também; tá na hora de dar um basta nesta Rede Globo que teve por muitos anos o monopólio e tudo que ela (globo) diz tem que ser regra. Procure assistir videos no Youtube sobre este monopólio e sobre os videos em defesa da Universal e depois ai sim tire suas conclusões.
    Conhece aquele ditado popular: ” Não aponte os meus erros que esse seu dedo sujo” e existe também na Bíblia que é a Palavra de Deus muitas passagens que se referem a este ditado popular.
    Espero ter esclarecido alguma coisa e peço desculpas pelos meus erros de português.

    Marco Aurélio Recco
    (BLOG: http://www.titoreccocom.blogspot.com/)

    “CONFIA OS TEUS CUIDADOS AO SENHOR, E ELE TE SUSTENTARÁ; JAMAIS PERMITIRÁ QUE O JUSTO SEJA ABALADO” (Salmos 55:22)

    “TENHO-VOS DITO ISTO, PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ; NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO. (João 16:33)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s