Protestos e iniciativas beneficentes marcam início de convenção

Do lado de fora, fortes protestos contra a guerra do Iraque e enfrentamentos entre ativistas e policiais. Dentro, um evento beneficente protagonizado pela atual primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, e por aquela que espera se tornar a próxima, Cindy McCain.

Assim foi o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana, que teve início nesta segunda-feira na cidade de Saint Paul, no Estado de Minnesota.

Por conta do furacão Gustav, que atingiu o Golfo do México nesta segunda-feira, os republicanos decidiram mudar o tom de sua convenção, que assumiu um ar solene e contou com uma cerimônia curta, de pouco mais de duas horas.

Enquanto seu marido visitava a região do Texas que está abrigando aqueles que tiveram de ser retirados das áreas afetadas pelo furacão, Laura Bush discursava na convenção: ”Nossa primeira prioridade é garantir a segurança e o bem estar dos moradores da região do Golfo.”

Há três anos, o presidente Bush enfrentou severas críticas pela forma como lidou com o Katrina, um furacão que atingiu a mesma região assolada pelo Gustav.

Laura Bush comentou que os governadores dos principais Estados atingidos pelo furacão, Texas, Mississippi, Alabama e Flórida ”são, por acaso, republicanos, mas cancelaram suas participações previstas para a convenção em Saint Paul”.

Cindy McCain aproveitou para lembrar os supostos ideais nobres de seu marido, o virutal candidato republicano John McCain. Segundo Cindy, ele ”tem dito nos últimos dias que é hora de tirarmos os nossos chapéus republicanos e colocarmos os nossos chapéus americanos”.

Ela pediu que americanos fizessem doações em um website criado pela campanha de McCain.

Protestos

Paralelamente à convenção, pelo menos 10 mil pessoas protestavam do lado de fora contra a guerra do Iraque.

Policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra alguns manifestantes. A reportagem da BBC Brasil viu pelo menos dez ativistas serem presos.

Alguns manifestantes mais radicais quebraram vidraças de lojas e de viaturas policiais durante a manifestação.

Outro incidente que por pouco não desviou as atenções da convenção foi o anúncio de que a filha adolescente da candidata a vice-presidente na chapa de McCain, Sarah Palin, está grávida.

O anúnico poderia, em tese, afetar a campanha do republicano, visto que Palin, da ala mais à direita do partido, é contra o sexo antes do casamento e radicalmente contra o aborto. Mas os representantes do partido pareceram encarar o fato como natural.

Indefinição

A indefinição em relação à programação do evento deve prevalecer por mais uma dia.

Até o final do primeiro dia da convenção, muitos delegados ainda não sabiam a programação do evento para a terça-feira.

Mas eles diziam que a agenda definitiva do encontro só deve ser definida quando se tiver um retrato detalhado dos estragos causados pelo Gustav.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s